Branding, Identidade e Comunicação
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LOS PALETEROS FATURA MAIS DE R$ 70 MILHÕES EM 2014
A Human foi a responsável pela criação da identidade, definição do posicionamento e da estratégia de uma das marcas que mais cresce no Brasil, que já conta com mais de 700 mil fãs nas mídias sociais.
TRABALHOS EXECUTADOS
- Naming, Posicionamento e Estratégia de Marca
- Logotipo
- Cardápio
- Impressos institucionais
- Rótulos
- Identidade do Ponto de Venda
- Criação de Personagens
- Site para Internet
- Planejamento de Comunicação
- Produção de Conteúdo e Gestão de Mídias Sociais
CENÁRIO
A Los Paleteros é uma empresa com propostas inovadoras, focada na fabricação e venda de alimentos diferenciados.
A base do negócio são as paletas típicas mexicanas, uma espécie de picolé artesanal com 120g (os picolés convencionais pesam, gerlamente, de 50 a 60g), feito artesanalmente à base de frutas e sem nenhum aditivo conservante ou químico. Apenas água (ou leite) e frutas.
De olho no crescimento do mercado de sorvetes no Brasil, numa época em que as pessoas estão cada vez mais conscientes em relação à alimentação, os produtos Los Paleteros apresentam-se como uma excelente alternativa aos picolés industrializados, com tamanho superior e uma combinação irresistível de sabores e recheios nunca vistos no Brasil.
DESAFIO
Nosso papel era o de assessorar a empresa na criação e posicionamento de um produto totalmente novo, uma marca envolvente, singular, forte, alegre, e que misturasse ingredientes das culturas mexicana e brasileira. Por isso, nosso envolvimento foi total, desde a busca pelo nome, o desenho do logotipo e as expressões visuais da marca, até a identidade do produto, do ponto de venda e da gestão da marca nas mídias sociais.
ESTRATÉGIA
Foram semanas de trabalho mergulhados na cultura mexicana, na busca por elementos referenciais que nos ajudassem a estabelecer a linha criativa para o ambiente da marca.
Nossa idéia, desde o início, foi a de envolver a marca numa história que misturasse cultura, alegoria, fantasia e espontaneidade. Por isso, Los Paleteros têm nomes, funções e personalidades distintas. São eles: Alejandro, Emiliano e Santiago. Três Paleteros que dominam a arte de fabricar paletas, em funções que se completam em todo o processo: a de selecionar as melhores frutas (Emiliano), de desenvolver os sabores (Alejandro) e a de atender o cliente (Santiago).
Para a principal expressão visual da marca, optamos por um símbolo que representasse a própria "paleta mexicana": um picolé construído com traços presentes na arte ancestral e popular mexicana. Uma peça com estilo solto e que evoca arte, alegria e descontração.
Em parceria com a Promenade, empresa que assinou o projeto arquitetônico, a Human contribuiu com o trabalho de identidade do ponto de venda que leva o consumidor a "viajar" pelo universo da Los Paleteros, num ambiente colorido, agradável e muito bonito.
Na entrada da loja, uma gigantesca mandala especialmente desenhada por nós com detalhes do logotipo, dá as boas vindas aos clientes. Um painel de 6 metros que combina elementos reais e fantasiosos do passado e do presente, ilustra o processo de produção das paletas de um jeito bastante divertido. O desenho dos personagens e do painel ficaram a cargo do competente Paulo Brabo, um dos mais prestigiados ilustradores brasileiros.
Além de ter à disposição um cardápio variado de sabores frutados, recheados e cremosos, o cliente experimenta ainda um atendimento à moda mexicana, quase um ritual: o atendente abre a paleta e segura em uma das extremidades da embalagem para retê-la, enquanto o cliente se serve e leva apenas o produto no palito.
RECONHECIMENTO
Trata-se de um case de grande sucesso nacional que mereceu destaque em grandes veículos como "Pequenas Empresas e Grandes Negócios" (matéria sobre o bom uso das mídias sociais nos negócios), "Veja", com uma reportagem de 2 páginas na edição de circulação nacional, Revista Exame, Band Cidade, Portal Terra, Estadão, entre outros.
Os sócios Gean Chu e Gilberto Verona foram ainda incluidos entre as 30 pessoas mais influentes do Brasil com menos de 30 anos pela Revista Forbes.
CONHEÇA A LOS PALETEROS
Visite o site: www.lospaleteros.com.br
Como se tornar um franqueado: www.lospaleteros.com.br/seja-um-franqueado.html
Facebook: http://www.facebook.com.br/lospaleteros
MOOD BOARD
Algumas das imagens que serviram de referência e inspiração para desenvolver o conceito e o projeto de identidade visual da Los Paleteros.
EXPRESSÕES VISUAIS DA MARCA E DA IDENTIDADE
Marca, personagens, mandalas, peças da identidade visual, impressos institucionais, site, mídias sociais e ponto de venda.
REDES SOCIAIS
Outra resposta surpreendente foi constatada nas redes sociais. Com um número sempre crescente de fãs, a página da Los Paleteros no Facebook registra uma alta taxa de interatividade, que combina curtidas, comentários e envio de fotos de pessoas com as paletas para publicação.
Os paleteros Alejandro, Emiliano e Santiago também possuem perfis próprios e, com participações pontuais, ajudam a manter e divulgar a essência leve e brincalhona da marca Los Paleteros.
Hoje, com apenas 2 anos, a marca já conta com mais de 500.000 fãs, e tem um volum mensal de interação equivalente a 8 vezes as atividades dos 3 principais concorrentes juntos!
A média de interações por dia da Los Paleteros é de 2.071,36, mais do que o dobro da média brasileira do setor de alimentos (920,34). Também a média de compartilhamento por dia de 1,6543 % é 60% superior à media nacional, segundo os dados da FMCG Food Brazil, do Social Bakers referente o período de julho-dezembro/2014.
RESULTADOS
Os resultado superaram as expectativas mais otimistas já no primeiro dia de funcionamento em Balneário Camboriú. A arquitetura e a identidade inovadora, aliado a um produto único e de altíssima qualidade, atrairam rapidamente os consumidores.
A novidade se espalhou rapidamente e, em pouco tempo, a Los Paleteros se tornou uma parada obrigatória aos que estavam na região de Balneário Camboriú.
O resultado tem sido tão extraordinário que, basicamente com as mídias sociais como canal de comunicação, a empresa já é a maior franquia de paletas do Brasil com mais de 70 lojas e um faturamento de R$ 70 milhões em 2014.
ALGUNS EXEMPLOS DE POSTS
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